quarta-feira, 23 de setembro de 2015

               PONTOS TURÍSTICOS DO BRASIL                     
       Com inúmeras praias, cidades históricas e belezas naturais, o Brasil encanta milhares de turistas todos os anos.

Por isso, selecionamos os principais pontos turísticos do Brasil para você, viajante HU, conhecer as principais maravilhas tupiniquins. Embarque nessa com a gente!

Rio de Janeiro

Cristo Redentor

Imagem aérea do Cristo Redentor
A vista do Cristo Redentor é sem igual!


Principal ponto turístico do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor está localizado há 710 metros de altitude. O local possui uma vista panorâmica incrível da cidade e se destaca em vários pontos da cidade.

O Cristo abençoa o céu e o povo carioca desde 13 de agosto de 1931 e, ao contrário do que muitos dizem, não foi um presente dos franceses para os brasileiros. Na verdade, uma campanha de arrecadação que durou 10 anos, foi responsável por angariar fundos para a megaobra.


Pão de Açúcar

Pão de Açúcar
Num dos bairros mais nobres do RJ, o Pão de Açúcar também é um dos passeios mais divertidos!

Com 395 metros de altura, o Pão de Açúcar é outro importante ponto turístico do Rio de Janeiro. O local conta com um bondinho que leva os visitantes a terem uma incrível vista aérea da cidade e de toda as suas belezas naturais.

Salvador

Elevador Lacerda

Elevador Lacerda
Dar uma voltinha nos elevadores originais, subir os 70m de altura e se deparar com a vista é superlegal!

Entre os pontos turísticos do Brasil podemos destacar também o Elevador Lacerda, em Salvador.

O monumento recebeu esse nome em homenagem a seu idealizador, Augusto Frederico de Lacerda.

Além de um belo ponto turístico, ele é importante, pois liga a Cidade Baixa à Cidade Alta.
 http://blog.hotelurbano.com/top-10-principais-pontos-turisticos-do-brasil/

 
             
                            FAUNA NO BRASIL
     
             A Fauna do Brasil envolve o conjunto de espécies animais distribuídas por todo o território brasileiro. Na selva amazônica existe uma abundante fauna de peixes e mamíferos aquáticos que habitam os rios e lagos. As espécies mais conhecidas são o pirarucu e o peixe-boi (este em via de extinção). Nas várzeas existem jacarés e tartarugas (também ameaçados de extinção), bem como algumas espécies de anfíbios, notadamente a lontra e a capivara e certas serpentes, como a sucuri. Nas florestas em geral predominam a anta, a onça, os macacos, o preguiça, o caititu, a jibóia, a sucuri, os papagaios, araras e tucanos e uma imensa variedade de insetos e aracnídeos.                             
 https://pt.wikipedia.org/wiki/Fauna_do_Brasil                                

 
Resultado de imagem para FOTOS DE ANIMAIS               Resultado de imagem para fauna do brasil  Resultado de imagem para fauna do brasil

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

                                     LOCALIZAÇÃO DO BRASIL                                  
  O Brasil situa-se na América do Sul, é o quinto maior do mundo em extensão territorial e faz fronteira com quase todos os países sul-americanos.
 
   O Brasil é um país que integra a América do Sul e apresenta extensão territorial de 8.514.876 km². É o quinto maior país do planeta, só é menor que os territórios da Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. A abundância territorial faz com que o Brasil tenha três fusos, uma vez que no sentido leste-oeste é bastante extenso. Por esses aspectos é considerado um país com dimensão continental.
A grande extensão territorial proporciona ao país fronteira com quase todas as nações sul-americanas. Apenas Chile e Equador não fazem fronteira com o Brasil.                                                            
       WWW.BRASILESCOLA.COM                     WWW.ESCOLAKIDS.COM                                                                                 WWW.BRASILESCOLA.COM                                 

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

                                              FLORA                                            Definição (o que é)

Flora é o conjunto de espécies vegetais (plantas, árvores, etc) de uma determinada região ou ecossistema específico.

A Flora brasileira 

É um termo muito utilizado em botânica. A flora numa determinada região pode ser muito rica, ou seja, com muita variedade de espécies. É o que acontece com a flora brasileira, pois em nosso país existem diversos ecossistemas como, por exemplo, Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal, entre outros. Cada ecossistema possuí flora específica, adaptada às condições ambientais da região.

Algumas espécies da flora brasileira:

Flora da Mata Atlântica: pau-brasil, bromélias, palmito-juçara, quaresmeira, begônias, citronela, salvia, acácia, passiflora.

Flora da Amazônia: seringueira, annona, attalea, fabaceae. 

Flora do Cerrado: jacarandá, terminalia, connarus, andirá, salácia, Antonia, miconia, rustia formosa.

Flora da Caatinga: cecropia, cleome, combretum, sicana, cucumis, dioclea, abrus, acácia.                                                                                                          WWW.SUAPESQISA.COM
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 Vamos conhecer um pouco sobre a árvore Pau-Brasil antes de falarmos sobre sua influência econômica no Brasil?
  • Nome Científico: Caesalpinia echinata
  • Família: Leguminosae-caesalpinoideae
  • Nomes Populares: ibirapitanga, orabutã, brasileto, ibirapiranga, ibirapita, ibirapitã, muirapiranga, pau-rosado e pau-de-pernambuco.
  • Origem: Mata Atlântica
Pau-brasil. Foto: Daderot [Public domain], via Wikimedia Commons
Pau-brasil. Foto: Daderot [Public domain], via Wikimedia Commons
Em estudo realizado pelo naturalista francês Jean Baptiste Lamarck, a árvore do Pau-Brasil foi apresentada como tendoespinhos em seu tronco e galhos duros e pontiagudos destacando-se naturalmente no tronco. Sua casca é pardo-acinzentada ou pardo-rosada em suas partes salientes, seu miolo é vermelho, chegando a atingir até 40 metros de altura. As flores possuem pétalas amarelo-ouro, sendo uma delas denominada vexílio, por possuir matiz vermelho-púrpura e suas flores serem muito ornamentais. Seu fruto – a vagem – libera sementes, as quais possuem o formato de elipses, medindo de 1 a 1,5 cm de diâmetro.            
http://www.infoescola.com/historia/exploracao-do-pau-brasil/                                                                                          


http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/flora.htm
                                         
                                                              CLIMA                                                      Entendendo o clima

  O extenso território brasileiro, a diversidade de formas de relevo, a altitude e dinâmica das correntes e massas de ar, possibilitam uma grande diversidade de climas no Brasil. Atravessado na região norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio, o Brasil está situado, na maior parte do território, nas zonas de latitudes baixas -chamadas de zona intertropica -  nas quais prevalecem os climas quentes e úmidos, com temperaturas médias em torno de 20 ºC.

 A amplitude térmica - diferenças entre as temperaturas mínimas e máximas no decorrer do ano - é baixa, em outras palavras: a variação de temperatura no território brasileiro é pequena.
                                                                                                               De acordo com essa classificação, os tipos de clima do Brasil são os seguintes: 

 Clima Subtropical: presente na região sul dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por verões quentes e úmidos e invernos frios e secos. Chove muito nos meses de novembro à março. O índice pluviométrico anual é de, aproximadamente, 2000 mm. As temperaturas médias ficam em torno de 20º C. Recebe influência, principalmente no inverno, das massas de ar frias vindas da Antártida.

 Clima Semi-árido: presente, principalmente, no sertão nordestino, caracteriza-se pela baixa umidade e pouquíssima quantidade de chuvas. As temperaturas são altas durante quase todo o ano.

 Clima Equatorial: encontra-se na região da Amazônia. As temperaturas são elevadas durante quase todo o ano. Chuvas em grande quantidade, com índice pluviométrico acima de 2500 mm anuais.

 Clima Tropical: temperaturas elevadas (média anual por volta de 20°C), presença de umidade e índice de chuvas de médio a elevado.

 Clima Tropical de altitude: ocorre principalmente nas regiões serranas do Espirito Santo, Rio de Janeiro e Serra da Mantiqueira. As temperatura médias variam de 15 a 21º C. As chuvas de verão são intensas e no inverno sofre a influência das massas de ar frias vindas pela Oceano Atlântico. Pode apresentar geadas no inverno.

 Clima Tropical Atlântico (tropical úmido): presente, principalmente, nas regiões litorâneas do Sudeste, apresenta grande influência da umidade vinda do Oceano Atlântico. As temperaturas são elevadas no verão (podendo atingir até 40°C) e amenas no inverno (média de 20º C). Em função da umidade trazida pelo oceano, costuma chover muito nestas áreas.                                                                                       www.suapesquisa.com                                                                                                                                                                                                              

                                             CULTURA                                                                                         

        A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.

Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.

Nesse contexto, alguns aspectos culturais das regiões brasileira  serão abordados.                                                                                           www.google.com.br                                                                                                                                                                                                
Resultado de imagem para FOTOS DE GAUCHOS DO RIO GRANDE DO SUL                                     Resultado de imagem para cultura europeiaResultado de imagem para cultura africana           Resultado de imagem para FOTOS DE GAUCHOS DO RIO GRANDE DO SUL